sexta-feira, 30 de julho de 2010

Uma referencia

A pouco tempo estive em Santa Cruz do Rio Pardo, uma cidade de aproximadamente 50 mil haitantes,de pequeno porte. Mal desenvolvida por problemas politicos(pura ladroeira) mas com um povo alegre,esperançoso, muito divertido e acolhedor. Eu nasci la,vivi la e foi la que conheci essa tal de Pastoral da Juventude na época o nosso grupo chamava-se JVC(Jovens Vivendo como Cristo) e incomodava muita gente, os encontros eram divididos em duas parte "grupo de sabado e grupo de domingo" pelo tamanho do seu trabalho e ainda acompanhava lado a lado a PA e um grupo de militantes. Era um movimento dentro da "periferia" da cidade,forte e muito organizado e não ah quem não faça memoria e lembre de nomes como "Clovis,Chibiu,Popo, Junior,Rita,Aline,Didio,Fernada,Tia Lucia,Lazão,Sirlei,Fabio,Polaco,Pardal,Ricardo,Bodinho,Welton,Gisele,Helen e etc."
O que me fez lembrar deles nessa minha visita a Santa Cruz foi a semelhança da determinação dos jovens que hoje compõe e vivem a PJ por lá, junto com a indgnação do abandono e descaso com que os tratam, esses que um dia bateram no peito pra dizer que era da da PJ hoje renegam.
Não quero,acusar ninguem nem menosprezar o grupo que hoje existe lá,porque pra min eles são pessoas de coragem,que sem apoio nenhum e bombardeado por muitos desses que citei, lutam pela proposta da nossa civilização do amor. Apenas um desabafo,depois que estive la coloquei a mão na consciencia "eu sempre digo que a Pastoral da Juventude é a repsonsavel pela minha formação pessoal(carater,personalidade...)" como não disceminar isso e contribuir com a formação de novos jovens por ai a fora?Tabom que não sou o melhor exemplo a se seguir,mas a minha formação inclui pensar o que estão fazendo com agente la no congresso, o que o meio ambiente vem sofrendo e por ai vai... no minimo sou pouco menos acomodada.
Definitivamente não entendo,aqueles que como eu tambem se formaram por lá,esqueceram tudo? E aquele velho e batido discurso de "multiplicar multiplicadores" é foi esquecido por eles,talves alguem precisa disperta-los .Pois eles não compriram com as devidas obrigações e hoje aquele pequeno grupo da Santo Antonio(hoje paroquia) busca forças distantes. E luta pra sobreviver.
Depois que me mudei pra prudente, pude conhecer uma outra realidade,outra forma de trabalhar com a juventude outros companheiros que me estimularam a ser mais comprometida, que me mostraram que não é impossivel "viver o mundo la fora" o mundo é aqui e agora.Me deram o que agente brinca por qui do famoso "chacoalhão" um acorda pra vida menina,que eu tenho muito o que fazer pra tentar um mundo melhor,pois ele é possivel.
Gostaria então de mandar aos meus conterraneos minha energia e desejar-lhes força na caminhada. "O caminho agente faz caminhando" to junto com vocês pro que der e vier! Quanto aos saudosos "ex companheiros"(coisa que não deveria existir) desejo que alguem possa dar-lhes um "chacolhão".

Paz e Bem,Afeto e Fogo.



3 comentários:

  1. É como relembrou Fran , a tão vivida JVC que tanto vivenciou jovens daquela capela que era esquecida pro ser situada na periferia da cidade, hoje num é diferente de antigamente, aqueles que sempre reclamavam que ninguem dava apoio que so bombardiavam os jovens, hoje esses jovens que foram bombardiados naquele tempo estão "matando" a PJ paroquia de Santo Antonio, aquela que antigamente era uma capelinha q poucos davam importancia.
    Me sinto desconfortavel de falar daquelas pessoas de antigamente, que se diziam pejoteiras de coração e raça ... me desculpe não foram pejoteiros não, foram apenas jovens q passaram um bom tempo lá mais que não experimentaram a Mistica de Betania, o local de acolhimento de amizade de construção.
    Hoje posso dizer que a Pj de Santa Cruz está muito bem, mesmo com tantos tropeços, mais são esses os jovens que estão lá hj que estão lutando pro seus direitos, e não como aqueles jovens da JVC (lembrando nem todos) que hj ja não querem nem que continuemos aquilo q um dia plantaram la trás.
    Faço justo que naquela epoca existiu sim muitos jovens q lutaram e que hj estão inseridos dentro da nosso Igreja, mais a maioria hoje só que ver o nosso fim.
    Mais como diz meu amigo e amado Queno "vcs riem de mim por eu ser diferente, eu rio de vcs por serem todos iguais", e assim vamos seguinte em frente em busca da civilização do amor, porque a cada dia aprendemos mais com tantos desafios e obstaculos q enfrentamos.
    Fran obrigado de comentar sobre nós ... essa semana ouvi de um babaca da comunidade que não sabe o porque que eu to lá ainda, porque já não existe PJ desde o JVC ... mentira !!!! HOJE ESTAMOS SENDO PJ, PORQUE SÃO JOVENS EVANGELIZANDO JOVENS E LEVANDO A BOA NOVA A TODOS, QUANTIDADE NÃO QUER DIZER QUALIDADE.
    Obrigado mesmo ... Força menina !!!!
    Axé !!!!
    Beijinhus
    Dienefer Ichi

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado que não se pode generaliza,de la temos bons frutos que hoje se dedicam a trabalhos sociais e comunitarios.Temos que tirar da cabeça essa ideia de que PJ é um estado da vida,lindo quando passamos mais depois a vida continua. É preciso reafirma todo dia suas prioridade de vida, por isso a PJ é um OPÇÃO DE VIDA. A causa da juventude não é passageira. Estamos juntas na LUTA minha cara,ainda que distante vcs sempre serão minha referencia,meu ponto de partida.

    ResponderExcluir
  3. Sim Fran ... a cada dia reafirmar a prioridade pela vida, em busca da civilização do amor, de Justiça que tanto esse povo clama.
    Sim Fran ... mesmo longinho estamos trilhando o mesmo caminho, e vamos nos encontrar muito ainda nessas andanças nossas viu ...

    ResponderExcluir